Conselho Coordenador

João Duque – Presidente

 

 

 

 

José Azevedo Pereira – Secretário-Geral

 

 

 

 

Alexandre Patrício Gouveia
Administrador do El Corte Inglés Portugal desde 1996. Foi Adjunto para os Assuntos Económicos do Primeiro-Ministro (1981-1983) e Vice-Presidente do Banco Chemical Portugal (1984-1996). Presidente à Fundação Batalha de Aljubarrota desde 2001, além de integrar o Fórum Portugal Global e o Fórum para a Competitividade. Foi ainda Vice-Presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro (2016-2018). Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica de Lisboa, com uma Pós-Graduação em Gestão de Empresas pela Universidade de Columbia de Nova Iorque.

 

Álvaro Beleza
Álvaro Beleza tem 60 anos e é o Diretor do Serviço de Sangue do Hospital de Santa Maria, além de lecionar Medicina Tranfusional na Faculdade de Medicina de Lisboa. Desempenhou diversos cargos na Ordem dos Médicos, tendo integrado o Conselho Nacional Executivo da instituição entre 2007 e 2011. Militante do Partido Socialista desde 1985, integrou o Secretariado Nacional (2011-2014) e faz parte, desde 2011, da Comissão Política Nacional.

 

Carlos Alves
É Professor Associado com Agregação da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde é o Diretor do Doutoramento em Gestão. É igualmente Professor na Porto Business School, onde é o Presidente do Conselho Académico. É membro do Research Center in Economics and Finance CEF.UP. Foi membro do Gabinete de Estudos da Bolsa de Valores do Porto e Diretor do Instituto Mercado de Capitais. Foi Presidente da Comissão de Fiscalização do INE, membro da Direção da Associação Portuguesa de Analistas Financeiros e membro da Direção do Instituto Português de Corporate Governance. Entre 2008 e 2016 foi membro do Conselho de Administração da CMVM, cargo que igualmente já tinha desempenhado do final dos anos 90. Foi ainda Presidente Committee for Economic and Markets Analysis (CEMA) da European Securities and Markets Authority (ESMA), e do Supervisory Board da ESMA.

 

Gustavo Guimarães
Economista,  trabalhou 18 anos no Grupo Shell em diferentes cargos executivos por todo o mundo e regressou a Portugal em 2010 como investidor, sendo empresário vocacionado para a reestruturação e crescimento de negócios; tem investimentos em distribuição de lubrificantes, agricultura, imobiliário e seguros. Desde 2013 que é o local operating partner da gestora de fundos Apollo (AGM) e desde 2015 é o Presidente do Conselho de Administração da Seguradoras Unidas, S.A.

 

José Ribeiro e Castro
Advogado, jurisconsulto e servidor do Estado. Teve atividade política de 1974 a 1983, em 1985/86, e de 1998 a 2015, tendo sido secretário de Estado, deputado à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu e membro e Presidente de Assembleia Municipal. Foi administrador da TVI, onde exerceu também as funções de Diretor de Informação e de Coordenador dos Serviços Jurídicos. É ativista cívico reconhecido nas áreas da língua portuguesa, direitos humanos, reforma política, família, finanças públicas e reforma do Estado, descentralização, temas europeus e valores nacionais.

 

Maria João Louro
Tem 30 anos de experiência profissional na gestão de equipas e desenvolvimento de atividades de consultoria em Seguros de Vida, Pensões, Benefícios Sociais e em Recursos Humanos. Além das valências técnicas, tem apresentado excelentes resultados em negociação e desenvolvimento comercial, contribuindo para a credibilidade das organizações onde desenvolveu a sua carreira. Ajudou a lançar a seguradora “O Trabalho Vida”, onde esteve 9 anos, mas a sua carreira como consultora desenvolveu-se na consultora multinacional Mercer, onde permaneceu 18 anos a liderar Pessoas em áreas de Seguros, Riscos e Planos de Pensões – desde o desenvolvimento e promoção do negócio, como líder e business developer, passando pela gestão, projetos, processos, reporting. É atuária responsável de Seguros de Vida e Fundos de Pensões. Licenciada em Economia (Nova SBE), possui duas especializações (pós-graduações em ciências atuariais e em análise financeira). Neste momento, terminou uma Formação Executiva, na NOVA SBE, sobre a Transformação Digital nas organizações.

 

Rui Paiva
Licenciado em Matemática Aplicada e pós-graduado em Administração e Gestão pela Universidade Nova de Lisboa, começou na Telecel/Vodafone, passando por cargos de direcção na HP, seguindo-se para a Comissão Executiva da Optimus/NOS. Rui Paiva é o Presidente Executivo e co-Fundador da tecnológica WeDo Technologies e membro executivo do grupo SONAE IM. Acumula ainda posições executivas na BizDirect, Saphety, S21Sec, iTrust, SysValue, Fae, AmCham, e Bright Pixel. É também membro do Conselho Consultativo da Executive Digest e Imagens de Marca. Recentemente tornou-se co-fundador e shareholder na SKORR.

Assembleia Geral

Presidente: – João Salgueiro

Vice-presidente – José Dias Coelho

1º Secretário – Rodrigo Sousa e Castro

2º Secretário – Francisca Castro

 

Conselho Fiscal

Presidente – Luís Filipe Pereira

Secretário – Henrique Neto

Relator – Tiago Caiado Guerreiro

 

Direcções anteriores